Ouvimos por aí que aquilo que aconteceu em nosso condomínio no domingo não foi vandalismo e que não são terroristas. Sim, certamente não são terroristas - até porque o Brasil é um país onde terroristas, na acepção corrente da palavra, não existem. Mas, é importante esclarecer aos nossos leitores a distinção entre a manifestação que apontamos como legítima - dos moradores sérios que vivem no morro - e o que ocorreu no domingo e na sexta-feira anterior.
Na segunda-feira, 27/02/12, cedo da manhã, moradores do Morro dos Prazeres que costumavam estacionar seus carros no condomínio, sabendo do fechamento do portão após inúmeras notificações da síndica e comunicados à Associação de Moradores de que o portão seria fechado (embora continuasse permitido o acesso de serviços, como ambulâncias, entregas de eletrodomésticos e materiais de construção, assim como entrada de automóveis para deixar moradores no morro, com a posterior retirada dos veículos) organizaram um protesto impedindo que os moradores da Equitativa saíssem ou entrassem no condomínio.
Nesse dia, houve bate boca, briga, revolta de ambos os lados mas a única ação violenta foi a quebra do portão por parte de um morador do morro (temos vídeo que comprova a destruição do portão, com a placa do carro do morador dos Prazeres e logo o postaremos). Como boa briga de vizinhos, afora o estrago causado por esse cidadão, tudo seguiu dentro dos limites e sem violência física.
Na sexta-feira 02/03/12 o portão, depois de consertado, foi fechado. A orientação aos porteiros era de que todos os carros poderiam passar, de moradores dos Prazeres e da Equitativa, inclusive entregas de compras e tudo mais. A placa deveria ser anotada e os carros que ficassem estacionados, a síndica procuraria os proprietários para uma conversa e solicitação de retirada dos veículos do estacionamento. Nesse dia, começou a violência. Por volta das 21:00 o portão foi destruído por duas ou três pessoas e assim permaneceu. (Também temos vídeos, vamos postar mais a diante).
Depois, mesmo com o portão destruído e escancarado, ou seja, sem nenhum óbice à entrada ou estacionamento de qualquer pessoa houve, no domingo 04/03/12 os atos que estão sendo amplamente divulgados pela mídia. É importante mencionar que é a mídia que tem tratado os responsáveis pelo episódio, como terroristas. De qualquer forma, nós os vemos como violentos e temos CERTEZA de que não foram as pessoas honestas e sérias, da comunidade, que agiram daquela forma.
A manifestação dos moradores ocorreu na segunda-feira, 27/02. O que houve depois foram atos MARGINAIS e VIOLENTOS. E isso, negue quem quiser negar, É COISA DE BANDIDO.
Temos convicção de que pessoas honestas e éticas, de qualquer classe social, não ameaçam crianças e nem quebram coisas. Não sabemos o motivo, mas imaginamos que existam mais interessados, com motivos menos nobres do que o simples "acesso ao morro", por trás disso tudo.
Mas essa etapa, de investigação, é trabalho da polícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: